Venda on-line de imóveis cresceram 26,9% no país em 2021

Por: Nethomes Na mídia



Mirando nas vendas online, startup imobiliária Nethomes conecta vendedores e compradores por meio de plataforma digital; para CEO da proptech, mercado imobiliário deve se manter aquecido em 2022


“Sabemos que, hoje, a maior parte do público que busca comprar um imóvel opta por facilidade e menos burocracia motivo pelo qual a internet é o melhor caminho”


Em um processo que tem ganhado cada vez mais força ao longo dos últimos anos, período marcado pela eclosão da pandemia de Covid-19, as transações comerciais de imóveis realizadas de forma on-line cresceram 26,9% em 2021, de acordo com a Censec (Central de Serviços Eletrônicos do Colégio Notarial do Brasil (Censec), plataforma de dados administrada pelo CNB/CF (Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal), que reúne os atos praticados pelos Cartórios de Notas do país.


Em Xangri-lá (RS), um exemplo deste aquecimento do mercado de compra e venda de imóveis no Brasil se deu com o empreendimento Zen Concept Resort, da Melnick & Arcádia, que teve seus 299 lotes vendidos em apenas uma tarde. A Nethomes, como parceira da construtora, realizou todas as suas vendas on-line. A proptech que atua no setor imobiliário, ofereceu a seus clientes a oportunidade de desconto de 50% na comissão sobre o valor do terreno, estimado em cerca de R$ 300 mil - em uma negociação realizada de forma 100% digital. 


Para Renildes Snak, fundadora e CEO da Nethomes, o mercado imobiliário é amplo e tem uma expectativa de crescimento muito alta. “Para além do que é possível comprovar, com os números e dados do setor, é importante também analisar e entender o tipo de consumidor que estamos atendendo ou que estão nos buscando. Hoje o público que busca e compra imóveis, em praticamente 100% das vezes, inicia as buscas de forma on-line, e desta forma precisamos estar prontos para atendê-los de forma ágil, transparente e mais econômica”, avalia.


Renildes ainda pontua que algumas empresas do setor imobiliário passaram a atualizar seus canais digitais para atender a nova demanda. “Sabemos que, hoje, a maior parte do público que busca comprar um imóvel opta por facilidade e menos burocracia e por isso a internet é um meio positivo”, afirma. “As plataformas digitais podem auxiliar no processo de adquirir um imóvel, tornando a experiência de compra positiva, confortável e econômica", complementa.


Transparência e valores


A empresária explica que a falta de transparência com os clientes a respeito de informações relevantes sobre os preços dos imóveis - como a tabela das construtoras e os materiais de construção - prejudicam a experiência de compra. Neste sentido, avalia, “exibir o preço do empreendimento é um fator crucial para a decisão do consumidor que está cada dia mais antenado e exigente, como foi o caso dos clientes que adquiriram seus lotes no Zen na praia de Xangrilá no Sul do Brasil”.


Seguindo a tendência de crescimento do setor identificada em um relatório divulgado recentemente pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) - que indicou um crescimento na venda de imóveis no país na ordem de 30%  no 2º trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior - a associação também vê potencial para o ano de 2022.


Conforme apontado nos dados, o mercado se mostrou positivo em 2021 e a expectativa é que neste ano a curva de crescimento seja ainda maior. “O setor imobiliário tem grandes chances de se manter acima das estatísticas, seja para lançamentos ou vendas de imóveis. Para isso, acreditamos que o meio digital será um aliado fundamental”, finaliza Renildes Snak. 


Para mais informações, basta acessar: https://www.nethomes.com.br/